Você sabia que o chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo? Agradável aroma e sabor contribuíram para a popularização desta bebida, e para o seu consumo no dia a dia.
Mas não para por ai!
Encontramos muitas propriedades medicinais, e estas devem-se à presença de compostos bioativos, como:
- Flavonoides
- Catequinas
- Polifenóis
- Alcaloides
- Vitaminas e minerais
Você conhece a história do chá?
Reza a lenda que, em aproximadamente 2000 a.c., um imperador chinês foi o primeiro a "descobrir o chá", acidentalmente.
O imperador Shen Nung só bebia água fervida e, durante um de seus passeios, sentou-se embaixo de uma árvore para descansar. Foi quando algumas folhas caíram no seu recipiente com água quente. Imediatamente, a água se coloriu e ele bebeu esta mistura e se encantou com o sabor.
"Uma xícara de chá é uma xícara de paz"
(Soshitsu)
Indo além de uma "xícara de paz", muitos trabalhos mostram uma relação inversa existente entre o consumo de chás e a incidência de doenças degenerativas, como câncer e doenças cardíacas, por exemplo.
A utilização de plantas para tratamento, cura e prevenção é uma das formas mais antigas de prática medicinal.
E como preparar um chá?
Para o adequado aproveitamento das características medicinais, bem como organolépticas das plantas, precisamos nos atentar ao adequado preparo.
Basicamente, existem 2 formas:
- Infusão: esta técnica é utilizada para flores, folhas, plantas aromáticas. Coloca-se a planta seca ou fresca em uma vasilha, acrescenta-se água fervente e tampa. Deixe "descansar" a erva por alguns minutos. Tire a tampa e aproveite as gotículas formadas na tampa, pois são ricas em fitoquímicos.
- Decocção: técnica usada para cascas, raízes, sementes. Colocar a planta fresca ou seca em uma vasilha com água e levar à fervura em fogo baixo por 5 a 8 minutos. Coar e tomar.
Aproveite essa receita refrescante:
CHÁ DE CASCA DE ABACAXI COM GENGIBRE E HORTELÃ
Ingredientes:
- Casca da metade do abacaxi cortada
- Gengibre cortado em lâminas
- 1 xícara de folha de hortelã
- 1 litro de água mineral.
- Modo de preparo:
Coloque o abacaxi e o gengibre em uma panela e, em seguida, adicione água mineral. Coloque no fogo e cozinhe por 20 minutos. Desligue, coe e acrescente as folhas de hortelã.
Coloque na geladeira e tome bem geladinho, bom para refrescar no calor.
E o consumo de qualquer chá é liberado?
Deve-se tomar cuidado com a autoprescrição, pois muitas pessoas pensam, erroneamente, que pelo fato dos chás serem "naturais" e a base de plantas, pode consumir a vontade.
Mas este é um ledo engano, pois as plantas medicinais possuem doses, contraindicações e indicações.
Como costumo parafrasear:
"A diferença entre o medicamento e o veneno é a dose"
Para incluir o consumo de chá no seu dia a dia e aproveitar as propriedades de forma adequada, procure um nutricionista especializado em fitoterapia.
https://www.instagram.com/nutri.camilaguimaraes/?hl=pt-br
Ajudo Mulheres a encontrar na Nutrição uma forma melhor de viver: com saúde, planejamento, praticidade e prazer ao comer. Unindo a relação mente e corpo!