[ editar artigo]

Plant Based em alta: veja as movimentações do mercado

Plant Based em alta: veja as movimentações do mercado

As movimentações no mercado plant based não param. Desta vez, dois grandes players, a produtora de carne bovina Marfrig e a fabricante de ingredientes Archer Daniels Midland (ADM), se uniram para produção e venda de produtos de proteína vegetal no Brasil.

A ADM será responsável pelo fornecimento da principal matéria-prima necessária, enquanto a Marfrig produzirá, distribuirá e venderá os produtos nos canais de food service e varejo.

Os primeiros hambúrgueres de origem vegetal – que prometem ter o mesmo sabor e textura da carne bovina – produzidos a partir desta parceria, chegam ao mercado brasileiro até o final deste ano.

Segundo a Marfrig, esses produtos à base de plantas terão uma marca específica. Nesta primeira fase do lançamento, os produtos serão fornecidos aos clientes de food service antes de serem disponibilizados nos canais de varejo.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Good Food Institute (GFI), e realizada em parceria com a Plant Based Food Association (PBFA), o mercado varejista de alimentos à base de plantas já está movimentando 4,5 bilhões de dólares só nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, uma pesquisa realizada pelo New Nutrition Business (NNB, 2019), mostrou que 27% dos consumidores brasileiros estão reduzindo o consumo de carne bovina. Um mercado repleto de oportunidades para empresas que querem dar aos consumidores o poder de escolha.

Segundo a FAO, para alimentar 9 bilhões de pessoas em 2050, com os mesmos padrões alimentares que temos hoje, precisaríamos de 60% a mais de comida, 50% a mais de energia e 40% a mais de água. 

Ou seja, temos que criar meios alternativos.

E neste sentido temos tanto uma onda de vegetarianismo ou opção por produtos vegetarianos, adesão a movimentos como segunda sem carne que impulsionam algumas soluções no mercado, desde alternativas “Plant Based”, a simulações de hambúrguer, ovo e carne a partir de células feitas em laboratórios.

É uma das grandes tendências para os próximos anos!

Vegetarianismo & Ervas

Ler conteúdo completo
Indicados para você