[ editar artigo]

Qual tipo de proteína é melhor para sua saúde óssea: animal ou vegetal?

Qual tipo de proteína é melhor para sua saúde óssea: animal ou vegetal?

Sem dúvida, a alimentação contribui para a manutenção da saúde óssea. Em geral, cálcio e vitamina D são referências. No entanto, será que o tipo de proteína pode influenciar a saúde do nosso esqueleto.

Qual é relação da proteína com a saúde óssea?

A proteína tem função construtora e é comumente associada ao ganho de massa muscular, principalmente dos atletas. Contudo, o tecido ósseo além de ser formado pela matriz óssea inorgânica composta por minerais (ex: o cálcio), é também formado pela matriz óssea orgânica (proteínas).

Sabe-se que 50% do volume ósseo é composto por proteínas que dão flexibilidade e elasticidade ao osso, fazendo com que este se torne mais resistente e não se quebre tão facilmente diante de qualquer tipo de tensão ou impacto físico externo.

 

Atualmente, estudos mostram que o consumo adequado de proteínas pode ajudar a prevenir a perda de massa óssea. Além disso, alguns pesquisadores enfatizam que a ingestão adequada de proteína pode até aumentar a absorção intestinal de cálcio. Estes efeitos positivos de um consumo de alimentos fonte de proteína é visto em crianças e adolescentes durante a fase de crescimento ósseo, e pode também ajudar na manutenção da saúde óssea na fase adulta e na menopausa.

Porém, além de uma quantidade adequada de proteína na dieta, os estudos também parecem apontar que o tipo de proteína pode influenciar a saúde óssea.

 

Então, qual tipo de proteína é melhor para a saúde do osso?

Os alimentos que são fontes proteicas podem ser de origem animal (ex.:carnes em geral, leite e derivados) ou vegetal (ex.: cereais e as leguminosas). Primeiramente, é importante lembrar que quando as proteínas são digeridas, estas se quebram em aminoácidos. As proteínas de origem animal contêm um perfil bem completo de aminoácidos quando comparado com o perfil de aminoácidos dos vegetais. Por esta razão, um estudo recente de 2018 avaliou se o tipo de proteína consumida (de origem animal ou vegetal) teria efeito diferente na manutenção da saúde óssea de pessoas adultas saudáveis. E sabe o que eles encontraram?

 

Os pesquisadores concluíram que ainda há pouca evidência para se afirmar que o consumo de proteína animal teria mais vantagens para saúde óssea do que a ingestão de proteína vegetal (no caso a proteína da soja é a mais comumente avaliada nos estudos) e vice-e-versa.

 

Assim, para concluirmos esta conversa, o melhor a se fazer é consumir alimentos proteicos variados, tanto de origem vegetal como animal. E, se você tem dúvidas se seu consumo está adequado ou não, o ideal é que procure um nutricionista para avaliar sua alimentação e fazer as adequações necessárias. E viva a saúde óssea!

 

Por @adri_lcarvalho, Adriana Carvalho, nutricionista, doutora em ciências pela USP/Ribeirão Preto e pós-doutorado em metabolismo ósseo pelo Maine Medical Center Research Institute (MMCRI), EUA.

 

Fontes de referência:

  1. Carvalho AL e Navarro AM. “Saúde óssea e aspectos dietéticos no período de envelhecimento reprodutivo feminino”. Em: Navarro AM, Japur C, Sicchieri J, Chiarello P, Diez-Garcia R. Atualidades em Alimentação e Nutrição Hospitalar. Editora Atheneu, ISBN 9788538807384.
  2. Shams-White MM et al. Dietary protein and bone health: a systematic review and meta-analysis from the National Osteoporosis Foundation. Am J Clin Nutr 2017;105:1528–43.
  3. Bihuniaka JD and Insogna KL. The effects of dietary protein and amino acids on skeletal metabolism. Mol Cell Endocrinol. 2015 July 15; 410: 78–86. doi:10.1016/j.mce.2015.03.024.

 

Mais conteúdo sobre a importância da proteína para a saúde óssea realizado pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).

 

Sua Saúde

Nutri & Você
Adriana Carvalho
Adriana Carvalho Seguir

"Minha missão como nutricionista é ajudar as pessoas a estabelecerem uma nova conexão com a comida e mostrar que podemos ter uma alimentação saudável e adequada nutricionalmente com prazer."

Ler conteúdo completo
Indicados para você