[ editar artigo]

O que é qualidade de vida ?

O que é qualidade de vida ?

Você quer ter mais qualidade de vida? Isso inclui o seu bem-estar físico, mental e social. E vai além da presença ou ausência da doença. É muito mais sobre equilíbrio das diferentes áreas da nossa vida.

Tudo que praticamos em excesso pode fazer mal: não comer salada não nos traz as fibras necessárias e o intestino pode não funcionar direito; comer frutas em excesso também pode elevar a glicemia; fazer dietas restritivas pode levar à ansiedade; praticar exercícios físicos exaustivos pode levar a lesão. Ou seja, tudo tem uma consequência.

Outros extremos como a preocupação excessiva com a aparência, a hiperconexão com o mundo virtual e o distanciamento das pessoas, a insatisfação constante consigo mesmo e a perda da vida social são sintomas do mundo VUCA ( Volatil, Uncertain, Complex, Ambiguous) e merecem atenção por ter consequências no desequilíbrio da alimentação.

E o que você pode fazer para superar isso e melhorar sua alimentação consequentemente sua qualidade de vida? 

Hoje as escolhas alimentares são direcionadas por razões que geram este desequilíbrio. O comer "para emagrecer" ganha um foco maior do que  o "comer para ser saudável". Precisamos mudar este foco para viver melhor, com mais qualidade de vida.

Como? Confira estas 7 atitudes para ter mais qualidade de vida  com o sua alimentação:

  1. Planeje. Desenhe um cardápio semanal, aberto a mudanças. Pense nas cores, variedade mas também no aproveitamento. O frango assado pode ser desfiado e virar recheio da panqueca ou ingrediente da canja e por aí vai.
  2. Aventure-se na cozinha. Seja entusiasta , misture sabores e saberes, não abra mão de temperar com sua intuição, além de ervas e muito amor.
  3. Divirta-se com os rituais. Ponha uma bela mesa para seu amor ou só para você , sente-se com postura ereta para a comida que você preparou ou que foi preparada. Desconecte um pouco da tecnologia, escute seu coração, perceba seu mastigar, esteja presente nos detalhes.
  4. Compartilhe experiências. Convide alguém, mesmo virtualmente para testar a mesma receita, fazer o mesmo desafio. E juntos troquem os aprendizados.
  5. Faça um inventário da sua saúde. Selecione o que você não quer mais, por exemplo, pedir delivery de forma excessiva ou adiar a consulta com o nutricionista. E pense no que você quer investir: idas à feira livre, cozinhar nos finais de semana, testar novas frutas. Estabeleça metas SMART (específica, mensurável, atíngivel, relevante e temporal).
  6. Mexa-se.  Qual o exercício físico que conecta com sua essência, que consegue ver continuidade na prática,  pense além da caixa e experimente dançar, lutar, algo novo ou volte aquilo que gosta de fazer.
  7. Conecte-se. Procure uma atividade que permita você estar mais conectado com o presente, com suas emoções. A meditação ou mesmo atividades em contato com a natureza podem ajudar.

Para que isso tenha continuidade, você precisa refletir. Vamos lá?

Pense com carinho quais são seus três motivações que te levam a desejar uma alimentação mais saudável? Qual a conexão desses motivos estão mais aliados à causas externas ou a motivos pessoais seus?

Sempre que bater a vontade de desistir ou de se boicotar, lembre-se dos seus motivos para superar as dificuldades e atingir seus objetivos.

Sua Saúde

Nutri & Você
Saúde e Prazer
Saúde e Prazer Seguir

Movida a estar junto ao cliente para aliar saúde e prazer em sua rotina, com leveza, sem culpa e nem desculpas rumo a uma vida saudável e feliz.

Ler conteúdo completo
Indicados para você