Você acredita que o tamanho do prato interfere na escolha alimentar e na quantidade do que comemos? O prato acaba sendo uma estratégia de muitos restaurantes para aumentar o consumo.
Você já deve ter percebido que em restaurantes do tipo self service, principalmente onde você paga por kg, é muito comum encontrar pratos maiores para se servir.
Já parou pra pensar qual seria o objetivo?
Um prato maior nos remete a ilusão de espaço vazio, e que estamos colocando pouca comida.
Então, de forma inconsciente, muitas vezes nos servimos com porções bem maiores, além do que realmente gostaríamos de comer.
Repare bem nessa imagem:
Observe o tamanho do prato 1 e do prato 2.
Você notou diferenças? O prato 1 é maior em tamanho do que o prato 2.
Concorda?
Contudo, você reparou que a "área útil" do prato 2 cabe mais comida?
Então, além de observar o tamanho do prato, não esqueça de ficar atento também ao espaço destinado para colocar a comida.
De fato, o tamanho do prato pode influenciar no que comemos e na quantidade que comemos. E com mais espaço no prato também abre a possibilidade de irmos colocando mais opções das preparações disponíveis num buffet.
Sabe quando você vai se servindo, e a cada passo você descobre mais uma preparação irresistível e coloca no prato também?
Mas como fazer então quando for a um restaurante self service, para não acabar comendo além do que eu gostaria?
- Fique atento ao tamanho do prato disponível, para não cair mais nessa armadilha.
- Dê uma passadinha de olho pelo buffet, e já note o que você mais gosta.
- Organize mentalmente a composição do prato que mais vai te agradar.
- E então, sirva-se!
Lembre-se de que manter a atenção na hora de escolher o que comer, e também na hora de comer, vai te ajudar a consumir o que você realmente deseja e está precisando no momento.
Quer saber mais sobre estratégias para melhores escolhas alimentares?
Procure um nutricionista, pois ele pode te orientar e te acompanhar nessas descobertas.
Sou Carol Vasconcelos Nutricionista, apaixonada por trabalhar com pessoas que decidiram buscar uma alimentação mais saudável e que estão cansadas de ouvir que "pão engorda" atuo assim, como uma facilitadora no seu processo de emagrecimento!