[ editar artigo]

Como a alimentação ajuda a fortalecer a imunidade?

Como a alimentação ajuda a fortalecer a imunidade?

Você sabia que nossas escolhas alimentares no dia a dia têm um papel muito importante no fortalecimento da imunidade? 

Uma ingestão adequada de energia, nutrientes e antioxidantes é essencial para formar e renovar as células de defesa do nosso corpo, além de outros elementos envolvidos na resposta imune.

Alguns alimentos e nutrientes merecem destaque quando o assunto é melhora da resistência e fortalecimento da imunidade.

Conheça alguns deles:

  • Probióticos: inibem a multiplicação de vírus, fungos e bactérias nocivas à saúde. Encontrados nos leites fermentados, iogurtes ou como suplementos.
  • Glutamina: fornece energia para as células intestinais (primeira barreira de defesa) e auxilia na formação e crescimento dos glóbulos brancos. São fontes os alimentos proteicos como carnes (brancas e vermelhas), ovos, leite e derivados, soja e derivados
  • Ômega 3: anti-inflamatório natural que auxilia as células de defesa do corpo. Encontrado em peixes gordurosos selvagens (salmão, atum, cavala, arenque) e óleo de linhaça ou chia. Os peixes criados em cativeiro não são boas fontes desse nutriente.
  • Carotenoides: mantêm a estrutura e a função das células de defesa do organismo. São fontes a batata-doce, abóbora, cenoura, manga, e as folhas verde escuras, como espinafre, couve, escarola.
  • Zinco: mineral essencial no desenvolvimento e função das células do sistema imunológico. Está presente em carnes (brancas e vermelhas), ovos, frutos do mar, nozes, cereais integrais.
  • Selênio: participa da formação de enzimas antioxidantes com ação imunoestimulante. As melhores fontes de selênio são castanha do Brasil, linhaça, cereais integrais, cogumelos e semente de girassol.
  • Vitamina C e bioflavonoides: antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres. Encontrados nas frutas cítricas (limão, laranja- inclusive na parte branca), abacaxi, caju, acerola, goiaba, cacau e frutas vermelhas. 
  •  Vitamina E: antioxidante que ajuda a manter a integridade da parede das células de defesa. São fontes os óleos vegetais (azeite, soja, girassol), sementes, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas.
  • Alicina: auxilia a multiplicação e atividade das células de defesa, e aumenta a eficiência da produção de anticorpos. O alho é a melhor fonte de alicina.
  • Gengibre e cúrcuma: são duas raízes das quais extraímos o pó, e que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Incluir uma pitada de gengibre e de cúrcuma após o preparo de legumes pode ser uma boa dica para o dia a dia.

Além disso, cuidar da hidratação é muito importante para melhorar a imunidade, pois garante uma boa circulação e fornecimento de nutrientes para todas as células do corpo.

Lembre-se de que a cor da urina é o termômetro: quanto mais clarinha, melhor!

Consuma água ou chás ao longo do dia, de forma fracionada.

E aproveite essa lista de alimentos para fortalecer a sua imunidade, incluindo o consumo no dia a dia.

 

 

 

Sua Saúde

Nutri & Você
Laís Cruz
Laís Cruz Seguir

Nutricionista clínica com formação em psicologia. Trabalho com a relação das pessoas com a comida, comer saudável e com prazer, além do cuidado em nutrir nosso corpo. Atendimento em consultório para emagrecimento, qualidade de vida e gestantes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você