Se você está se perguntando o que tem a ver ansiedade, depressão e intestino, venha descobrir que pode ter tudo a ver e o que você pode fazer!
Antes de mais nada, não sei se você já sabe que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior número de ansiosos no mundo, atingindo 9,3% de brasileiros. E além da ansiedade, 5,8% da nossa população apresenta depressão.
Mas o que isso tem a ver com o intestino?
Você já ouviu falar na microbiota intestinal?
Também conhecida como flora intestinal, corresponde a microrganismos que habitam o nosso intestino. E se essa microbiota estiver em desequilíbrio temos a disbiose intestinal, com maior quantidade de bactérias nocivas a saúde do que as bactérias benéficas.
Flora intestinal: bactérias boas e bactérias nocivas à saúde. Alimente as boas.
A disbiose pode interferir na nossa saúde, e interferir inclusive na produção de serotonina (mais de 90% desse hormônio é produzido no intestino).
Lembrando que a serotonina é conhecida como hormônio do bem-estar e do bom humor, e se estiver em baixa concentração pode causar também transtornos de ansiedade e depressão.
Portanto, se a saúde do intestino estiver comprometida com a disbiose, faz todo sentido que nosso bem-estar e nosso humor também estejam.
Ao mesmo tempo, se você está entre os que sofrem com um intestino mais preguiçoso, já deve ter percebido que perde o humor quando passa muitos dias sem conseguir ir ao banheiro.
Mas além de mau humor e mal estar, parece haver forte relação entre a constipação intestinal e a ansiedade. Isso porque alguns estudos vêm associando baixos níveis de serotonina com a constipação.
E você não está sozinho se tem queixas com relação ao funcionamento do seu intestino e desconfortos abdominais relacionados a ele. O intestino preso é uma queixa muito comum, e afeta principalmente as mulheres.
E como recuperar a saúde do intestino, e ainda amenizar os sintomas de ansiedade e depressão?
Você pode começar consumindo os alimentos que o intestino mais gosta: os probióticos e os prebióticos.
Probióticos são microrganismos vivos usados em alimentos fermentados, como as bactérias dos gêneros Lactobacillus e Bifidubacterium.
Prebióticos são carboidratos não digeríveis e que servem de “alimentos” para as bactérias benéficas que vivem no intestino.
Anote na sua lista de compras alguns desses alimentos amigos do intestino:
Alimentos probióticos:
- Leites fermentados;
- Iogurtes;
- Kefir;
- Alimentos de origem vegetal fermentados (picles, chucrute).
Alimentos prebióticos:
- Leguminosas, como soja e feijão;
- Cereais como a aveia e cevada;
- Oleaginosas, como sementes de gergelim e linhaça;
- Frutas como banana, maçã, frutas cítricas;
- Cebola, alho, chicória, alho poró, aspargos, tomate.
E o que mais pode melhorar a saúde do intestino?
- Manter uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais;
- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura trans e em carboidratos simples, como salgadinhos "de pacote", macarrão instantâneo, refrigerantes, pós para refrescos, embutidos;
- E sempre lembrar que uma boa saúde depende também de muita água, e para a saúde do intestino essa dica vale muito!
Enfim, você que tem andado com o humor abalado, ou recebeu diagnóstico de ansiedade ou depressão, que tal cuidar também do seu intestino através da alimentação, e assim aliviar os sintomas desses transtornos?
Sem dúvida o acompanhamento nutricional será fundamental nesse cuidado!
Nutricionista que caminha com você que busca um comer mais leve, por meio de alimentação simples e possível, com mais opções e menos restrições.