[ editar artigo]

Como melhorar a constipação na gravidez?

Como melhorar a constipação na gravidez?

A constipação é a segunda maior queixa na gravidez, atingindo 40% das gestantes, 52% das puérperas e 21% das mulheres nos dois primeiros meses pós parto.

Podemos dizer que a gestante está constipada se a frequência da evacuação for menor do que 3x na semana, houver esforço para evacuar, apresentar fezes duras ou granulosas, evacuação incompleta, sensação de obstrução anal e necessidade de manobras manuais para evacuar.

Os fatores que contribuem para a constipação na gravidez são as alterações hormonais (aumento brusco da progesterona) que ocorrem principalmente no primeiro trimestre, baixa ingestão de fibras, inadequada ingestão de líquidos, sedentarismo e suplementação de ferro, que muitas vezes se faz necessária durante a gestação.

No terceiro trimestre, além destes fatores, o tamanho do bebê e o volume do útero comprimem os órgãos, e a luz intestinal é diminuída, o que pode gerar ou agravar a constipação.

Você sabia que alguns alimentos podem piorar o quadro de constipação?

  • pães e massas produzidos com farinha branca
  • tapioca
  • algumas frutas como goiaba, maçã sem casca e jabuticaba

 

O tratamento da constipação é multifatorial. 

Avaliar o estado emocional da gestante, mudanças no estilo de vida, educação intestinal e ajustes alimentares compõem o tratamento.

 

E como a alimentação pode melhorar a constipação na gravidez?

Algumas estratégias na rotina alimentar podem te ajudar

Antes de mais nada, manter adequada ingestão de líquidos durante o dia (mínimo de 8 copos ao dia).

Outro ponto importante é o aumento no consumo de fibras (25 a 30g de fibras ao dia), que podem ser obtidas através da ingestão de:

  • cereais integrais como aveia, chia, linhaça, farinha integral
  • pães e massas integrais
  • frutas com casca
  • verduras e legumes crus

Em alguns casos, a suplementação de fibras e probióticos deve ser avaliada para melhora do quadro de constipação e alívio dos sintomas. Mas sempre com a orientação adequada.

Não deixe de conversar com um nutricionista sobre o quadro de constipação durante a gravidez.

Mães & Filhos

Ler conteúdo completo
Indicados para você