[ editar artigo]

Os 5 passos para montar seu planejamento alimentar

Os 5 passos para montar seu planejamento alimentar

Sabia que o planejamento alimentar pode te ajudar a economizar tempo na cozinha e auxiliar na busca de uma alimentação mais prática e saudável?

 

Por que organizar e planejar as refeições?

Uma alimentação saudável começa bem antes de colocar a comida na boca: um bom planejamento é essencial para comer bem e de forma nutritiva.

E como podemos alcançar isso?

Veja as dicas que preparei para te ajudar a montar seu planejamento alimentar semanal:

 

 1. Tenha um cardápio: se não tiver um cardápio personalizado elaborado pela sua nutricionista, deixe anotadas todas as refeições que você fará nos próximos 7 dias.

2. Monte a lista de compras: com base no cardápio, veja quais itens estão em falta na despensa. Anote as quantidades e separe por categorias para facilitar a ida ao supermercado. Com o tempo, você pega o jeito e passa por essa etapa rapidamente.

3. Separe um tempo para o pré-preparo dos alimentos: utilizar alguns minutos para higienizar e cortar alguns ingredientes que serão usados mais de uma vez ao longo da semana representa economia de tempo durante os dias mais corridos.

Veja alguns exemplos:

  • Cebola e alho picados e conservados com azeite, guardados na geladeira em potes de vidro, é uma mão na roda para adiantar os refogados da semana.
  • Deixe as verduras já higienizadas e secas (secar é fundamental) e guarde-as na geladeira em recipientes com papel toalha, para absorver qualquer resquício de umidade. Dessa forma, as verduras duram cerca de 3 dias.
  • Guarde legumes e frutas já higienizados e cortados na geladeira. Também duram cerca de 3 dias

4. Guarde proteínas já porcionadas e temperadas: deixe as carnes, frangos e peixes já separados nas porções que serão utilizadas nas refeições. Temperar antes também economiza tempo e realça o sabor das preparações (nesse caso, faça com no máximo 1 dia de antecedência).

5. Use e abuse do congelador: congelar é vida! Não se preocupe com perdas nutricionais, que normalmente são mínimas no processo de congelamento. É melhor um congelado saudável do que uma junk food fresquinha!

Adiante a vida e congele porções de arroz, leguminosas, carnes e legumes.

 

Passo a passo para o planejamento alimentar

 

Preparado para montar seu planejamento alimentar semanal ?

Então, agora é colocar em prática!

Me siga no Instagram (@gracenin.nutri) para mais dicas como essas!

 

Fitness e Bem-estar

Nutri & Você
Grace Nin
Grace Nin Seguir

Atendo quem busca o gerenciamento de peso por meio de consultas e programas nutricionais, com elaboração de cardápio detalhado, receitas e metas de acompanhamento. Tudo isso com promoção de auto-conhecimento, qualidade de vida e dietas descomplicadas

Ler conteúdo completo
Indicados para você