[ editar artigo]

Dicas para se exercitar durante a quarentena

Dicas para se exercitar durante a quarentena


A pandemia quebrou a rotina da maioria das pessoas, e isso pode levar a um estado de ociosidade. Sendo assim, as dicas para se exercitar nunca fizeram tanto sentido.

Já teve ter reparado em você, ou escutado de alguém próximo que, com o estresse e energia acumulada, a compulsão por alimentos mais indulgentes tem aumentado e se tornado um problema de fato, até para aqueles que já tinham hábitos saudáveis. O velho e bom balanço energético começa a literalmente pesar na balança. 

 

O que podemos fazer de diferente então para nos ajudarmos?

 

Além de ajustarmos o emocional e a alimentação, a prática de exercícios físicos regulares é uma grande aliada nesse momento, tanto para relaxar e colocar para fora toda energia acumulada, como para saúde física mesmo, fortalecimento dos músculos, condicionamento e ergonomia.

#DICAS PARA SE EXERCITAR EM CASA

Com todo esse movimento de ficar em casa, vários aplicativos e professores de educação física estão disponibilizando treinos gratuitos e dicas para se exercitar. Esses profissionais oferecem opções de exercícios que utilizam o próprio peso corporal ou materiais domésticos adaptados, para que você realize a atividade em qualquer lugar da sua casa e sem aparelhos. 

 

Criamos uma lista de alguns deles para você baixar aqui! CLIQUE AQUI E BAIXE A LISTA DE APLICATIVOS!

 

Além disso, se atente à alimentação pré e pós treino.

É fundamental aliar a prática de atividade física com uma alimentação correta, que forneça todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

 

Para ajudar, separamos algumas explicações para você sobre a importância do pré e pós treino.

Alimentação pré-treino:

Deve conter nutrientes necessários para fornecimento de energia, aumento de resistência e de força muscular, evitar hipoglicemia durante o treino, evitar perda de massa muscular e manter um bom nível de hidratação. Para isso, o ideal é investir em carboidratos.

Algumas sugestões para treinos em casa: banana com farelo de aveia, sanduíche natural (com queijo branco ou frango desfiado ou atum); pão integral com pasta de amendoim.

*Tempo sugerido para alimentação antes do treino: entre 30 min e 1 hora antes. Esse tempo varia entre cada indivíduo e é necessário para que o alimento seja digerido e metabolizado para se transformar em energia.

Alimentação pós-treino:

Responsável por auxiliar na recuperação dos estoques de glicogênio, recuperação muscular e do organismo, reposição de líquidos, reconstrução de fibras musculares e renovação do corpo para o próximo treino.

Para os treinos em casa, o ideal é consumir proteínas, como ovos (pode ser cozidos ou mexidos), iogurtes proteicos, queijo branco, frango.

*Tempo sugerido para alimentação após o treino: entre 30 min a 1hora e meia. É importante respeitar esse tempo para garantir boa recuperação do organismo.

Gostou?

Então aproveita para já colocar em prática as dicas para se exercitar em casa

E para mais dicas de alimentação para acompanhar esses treinos, procure seu nutricionista.

 

Fitness e Bem-estar

Ler conteúdo completo
Indicados para você