[ editar artigo]

Como organizar o cardápio semanal familiar

Como organizar o cardápio semanal familiar

Muitas famílias me procuram para ajudá-las com o cardápio semanal familiar, já que na correria do dia-a-dia organizar o cardápio economiza tempo e esforço.

Ter que pensar nas refeições, em opções que agrada a todos da família, a semana inteira… realmente pode ser muito cansativo.

Por outro lado, pensar com antecedência sobre o que iremos comer durante a semana costuma facilitar o dia-a-dia, além de aliviar a “carga mental” - porque muitas vezes a dificuldade não é o cozinhar, mas sim o ter que pensar no que iremos cozinhar…

Pensando nisso, elaborei uma lista com 6 dicas de como começar a se organizar, para ter mais tempo livre durante a semana, não ter que se preocupar com as refeições todos os dias e ainda assim oferecer todos os nutrientes que a nossa família precisa.

Quer conferir as dicas de como organizar o cardápio semanal familiar?

Elaborem juntos uma lista das refeições preferidas da sua família

Pergunte ao companheiro, às crianças, a todos os que participam das refeições da casa quais são seus pratos prediletos, quais não gostam ou gostariam de experimentar.

Vocês também podem procurar novas receitas, escolher novas possibilidades para testar e assim diversificar a alimentação.

Comece aos poucos

Muitas vezes queremos fazer o cardápio do mês inteiro, não conseguimos e isso nos deixa frustrados…

Então comece devagar e planeje conforme a sua necessidade: almoço e jantar, só almoço ou só jantar. No início você pode pensar apenas para a próxima semana, por exemplo.

Pense em todas as atividades da sua família

Os filhos têm atividades extras depois da escola, alguém chega mais tarde em algum dia específico?

Perceba qual a rotina da família, para se preparar para os dias mais corridos, onde um jantar pronto salva a fome dos pequenos e a saúde mental de quem cuida.

Distribua as refeições ao longo da semana

Considerando as refeições escolhidas e a rotina de todos os familiares, é hora de distribuir as refeições ao longo da semana.

Tente distribuir de acordo com os horários dos envolvidos, a praticidade da receita, o tempo disponível para preparar, etc.

Elabore a lista de compras

Para elaborar a lista de compras, verifique quais serão os ingredientes necessários, quais você já tem em casa e faça a lista apenas do que irá realmente precisar para o cardápio semanal escolhido – isso ajudará a economizar, além de tempo, dinheiro também!

Mãos à obra

Para cada refeição, repare se tem algo que precisa ser feito com antecedência, como por exemplo: descongelar a carne, deixar o peixe marinando, etc.

Experimente também cozinhar a mais durante o fim de semana ou mesmo dobrar as receitas na hora de cozinhar. Fazendo a receita em dobro, você consegue congelar metade e deixar uma refeição já pronta, para os dias mais corridos.

 

E se você gostaria de saber mais sobre esse tema, lá no Blog tenho um artigo falando um pouco mais sobre esse assunto: Como organizar o cardápio semanal familiar.

Beijinhos,

Daniela Pane

Fitness e Bem-estar

Nutri & Você
Daniela Pane
Daniela Pane Seguir

Mãe de dois pequeninos, meus grandes companheiros de aventuras na cozinha. Nutricionista pela USP, acredito que cuidar da alimentação dos nossos pequenos é dar um presente que vai durar a vida toda. Introdução Alimentar, BLW, Alimentação Infantil

Ler conteúdo completo
Indicados para você