[ editar artigo]

O que a pandemia nos ensinou sobre o emagrecimento?

O que a pandemia nos ensinou sobre o emagrecimento?

Vivemos na era do imediatismo, não é mesmo? E nada mais desejado que o emagrecimento imediato. Mas a pandemia nos fez parar. E nos ensinou que emagrecimento é um processo.

Tudo é para já, agora ou para ontem, já que temos na palma da nossa mão o mundo por meio das telas dos smartphones. Mas, quando falamos de emagrecimento, este pensamento não funciona. E vou além, não só não funciona, como causa ainda mais danos psíquicos, físicos e sociais.

Eu venho de uma época (década de 80) que para fazer um trabalho de escola, demorávamos mais ou menos uns 15 dias. Primeiro tinha a saga da biblioteca, pesquisar os livros, ver qual se encaixava no assunto estudado, depois o material ia para casa e lá escrevíamos em um papel canson.

Nos tempos atuais, os alunos sentam em frente ao computador, colocam as palavras chave e o Santo Google entrega tudinho de mão beijada. E é só copiar e colar várias vezes.

A Atualidade trouxe muita coisa boa como desenvolvimento, praticidade, tecnologias, mas trouxe também um vazio existencial e um sentido de eu "quero tudo para agora". Não sabemos mais esperar os resultados de nada e a paciência é artigo de luxo.

Como funciona o emagrecimento?

Nunca se falou tanto em saúde e Nutrição, nunca tivemos tantas informações e estudos na área, mas nunca estivemos tão doentes. As pessoas procuram dietas milagrosas, fórmulas mágicas, bruxaria, pedem aos deuses, testam todas as dietas da internet, tudo que seja rápido e imediato. E assim vão colecionando tentativas, erros, frustrações e cada vez mais peso.

E como ficou o emagrecimento na pandemia?

Em pleno século XXI o mundo todo se deparou com um vírus que nos fez praticamente voltar aos tempos remotos (só que com tecnologia).

Ficamos em casa, longe do convívio social, cozinhamos mais, nos recolhemos, e foi assim por vários meses e ainda está sendo, mesmo que aos poucos voltemos ao “normal”, que na minha opinião o normal só existirá quando tivermos a vacina (que com toda a tecnologia e informação e pesquisas), as qual ainda não chegou.

A Pandemia trouxe, mesmo que forçadamente, o teste da paciência, da espera, da reflexão. Que tal aprender com tudo isso? É um legado e tanto não é mesmo?

Quando falamos em Emagrecimento, o imediatismo também não funciona. Pode até dar resultados a curto prazo, mas eles não se sustentam, e ainda causam outros transtornos.

 

Como tornar o processo do emagrecimento eficaz?

Para o processo ser eficaz, é preciso trabalhar vários aspectos comportamentais, e assim seguir pequenos passos, ultrapassando barreiras e subindo degrau por degrau.

Fonte: Livro Eat What you Love, Love what you Eat

Recebo sempre pacientes que "colecionam dietas" fizeram várias  dietas restritivas por anos e anos, e sempre voltaram a engordar, este é o tal efeito sanfona, tão temido por muitos.

 Sempre levo eles a seguinte reflexão: Se a tal dieta tivesse funcionado, você teria parado na primeira, concorda?

Então faço este convite a você, procure um Nutricionista que tenha em sua prática a linha Comportamental da próxima vez que tiver o desejo de Emagrecer. Conheça-se, saiba quais os gatilhos levam você ao comer disfuncional ou transtornado. Com muitas técnicas, ferramentas, terapia nutricional você subirá degrau por degrau, a passos curtos, porém o resultado é a chegada ao topo. E pode ser certeza que é lindo e libertador.

 

Emagrecimento

Nutri & Você
Camila Guimarães
Camila Guimarães Seguir

Ajudo Mulheres a encontrar na Nutrição uma forma melhor de viver: com saúde, planejamento, praticidade e prazer ao comer. Unindo a relação mente e corpo!

Ler conteúdo completo
Indicados para você