Que o sono é um elemento fundamental para a nossa saúde, você já deve saber. Mas, e se eu te disser que um sono insuficiente pode interferir no processo de emagrecimento?
E nesse período de pandemia, com mais tempo em casa, mais tempo para Netflix e internet no celular, muitas pessoas acabam dormindo tarde, e se privando das sete ou nove horas de sono que são recomendadas para um indivíduo adulto.
O que pode afetar não somente a saúde de uma forma geral, mas também atrapalhar quem está buscando perder peso.
Você está se perguntando como o sono pode dificultar o emagrecimento?
Nessa lista, apresento 5 problemas que a privação do sono pode causar durante o processo de emagrecimento:
- Aumento da fome: quem dorme mal está mais propenso a ter comportamentos alimentares compulsivos. Isso ocorre devido a um desequilíbrio hormonal, que reflete também na redução dos efeitos da saciedade no corpo, levando a um aumento no consumo de alimentos ao longo do dia. Geralmente, a tendência é aumentar a frequência de alimentos mais calóricos, do tipo fast food, e reduzir o consumo de legumes e frutas.
- Perda de massa magra: um plano alimentar voltado para o emagrecimento sendo associado a poucas horas de sono, pode prejudicar o tônus muscular. Ou seja, há redução da massa magra e não da gordura.
- Reduz os níveis de testosterona: o que provoca perda de força e de massa muscular, e consequente acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.
- Provoca estresse: o cortisol (hormônio do estresse) em níveis elevados aumenta o apetite e reduz a massa muscular.
- Evita o gasto de calorias: quando há privação do sono, há um aumento da resistência à insulina, ou seja, há um descontrole da quantidade de açúcar no sangue. Dessa forma, ao invés das calorias serem queimadas, serão convertidas em gordura.
Conseguiu perceber como a falta do sono pode dificultar o seu emagrecimento?
Além de prejuízo ao emagrecimento, um acúmulo de noites mal dormidas acelera o envelhecimento e ainda compromete o sistema imunológico.
E em tempos de pandemia o que mais queremos é a nossa imunidade lá no topo, não é mesmo?
Então, anota essa dica que uso com meus pacientes para melhorar o sono:
Introduzir o consumo habitual de chá, mais ou menos 1 horas antes de dormir.
Alguns chás, como camomila, melissa, erva doce, mulungu, podem contribuir para uma boa noite de sono.
Procure um nutricionista para avaliar qual desses chás, e em que quantidade, será ideal para o seu consumo. Ele também vai te orientar, de forma individual, como melhorar ainda mais a qualidade do sono, e seu processo de emagrecimento.
Nutricionista, ajudo pessoas que buscam um emagrecimento sem dietas, minha missão é transformar vidas através da alimentação, tornando a relação com a comida mais prazerosa, sem modismos e sem restrições, garantindo saúde e qualidade de vida!