[ editar artigo]

Você sabe o que é Mindful Eating ou comer com atenção plena?

Você sabe o que é Mindful Eating ou comer com atenção plena?

O mindful eating, ou comer com atenção plena, surgiu da prática do Mindfulness, nos ensinando a conectar corpo, mente e emoções.  É um convite ao comer atento, com uma atitude aberta e não julgadora.

O comer com atenção plena é uma experiência com a comida, que facilita a compreensão sobre os sinais internos da nossa fome e saciedade.

Mindful eating não é uma nova dieta!

Diferente do que algumas pessoas pensam, o midful eating NÃO é uma estratégia para perder peso tampouco para se manter magro.

A perda de peso pode até ser uma consequência, não mandatória, de uma melhor relação com a comida que é construída pelo mindful eating. No entanto jamais o seu objetivo.

Isso porque quando objetivo é somente perder peso, ele é em geral acompanhado por julgamentos do "pode" e "não pode", do "permitido"e "proibido" - valores opostos à prática do mindful eating.

Como praticar o comer com atenção plena no dia a dia ?

 

1. Reduzir a velocidade: mesmo com a correria do dia, que tal permitir-se fazer uma pausa para suas refeições? Ao fazer, valorize este momento e aprecie.

2. Sentar-se à mesa para aproveitar o momento presente, agradecer e contemplar o alimento é uma prática do mindful eating. Do contrário, almoçar em pé, no carro, em movimento, ou com distrações dos eletrônicos (celular e TV) não propiciam uma atitude inteiramente presente.

3. Ser curioso: apreciar o alimento e tentar imaginar todo o caminho que ele fez para chegar até seu prato, assim como as pessoas envolvidas no plantio, no processo, na distribuição e no preparo tornam o comer mais compassivo  e gentil.

4. Observar-se: perceba algumas emoções, sentimentos e sensações que podem surgir durante a refeição. Pergunte-se qual o seu grau de fome e saciedade antes e durante a refeição.

5. Comer o suficiente pode ser um desafio; portanto pergunte-se algumas vezes: de zero a 10 qual é o meu grau de saciedade? E se permita parar ao perceber um grau de saciedade a partir de 6, mesmo que ainda tenha comida no prato.

6. Comer sem culpa: além de interferir no prazer, a culpa aumenta o comer desatento. Esse é um momento de desfrute, permita-se aproveitar cada garfada.

 

Comportamento Alimentar

Ler conteúdo completo
Indicados para você